A Falange de Seu Tranca Ruas, e os Exus Tranca Ruas das Almas

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e Pesquisado)

Os Exus de nome Tranca Ruas foram uns dos primeiros tipos de entidades a se apresentarem na Umbanda, sendo categorizados de falanges antigas aparecidas em nossa religião Afro-Brasileiras.
Cada tipo de entidade é formado por uma escola espiritual, onde aprendem a executar trabalhos, e poder ajudar os outros.
Existem muitos tipos de Exus Tranca Ruas, como por exemplo: o das Encruzilhadas, o das Almas, o da Calunga, o da Estrada.
E de todos esses, o que primeiro se apresentou na Umbanda foi o Seu Tranca Ruas das Almas.
Os Exus Tranca Ruas das Almas são entidades que trabalham na irradiação de Ogum, e seus trabalhos são diferentes de outros tipos de Tranca Ruas.
O Seu Tranca Ruas das Almas cuida das almas dos cemitérios, e são muito queridos e amados na Umbanda, e um dos motivos para isso, é que eles encaminhas as almas perdidas para a luz, trabalhando na irradiação de Omulu.
Omulu é o Orixá que trabalha na hora da morte, pois trabalha no polo negativo da geração, que é o final de uma criação para o início de outra.
Uma vida é uma geração em um mundo, e o final dessa geração é a entrada em outro mundo, outra dimensão, assim temos eternamente muitas vidas, em dimensões diferentes, por exemplo: A dimensão física, a astral, a mental, a búdica e a divina ou atmica.
É por esse motivo que o Seu Tranca Rua das Alamas trabalha nos cemitérios, que é a passagem de um mundo para outro, de uma vida para outra, de uma dimensão para outra.
Nossa alma é eterna, e terá infinitas vidas nas mais diversas dimensões e locais da criação de Deus, e de toda criação, cada Orixá trabalha em um aspecto da realidade.
Seu Tranca Ruas das Almas se vestem de branco, que é a cor das almas.
Os Exus Tranca Ruas são chefes de falanges espirituais de milhares de guardiões, são muito poderosos e místicos, e exigem espiritualidade e desenvolvimento espiritual de seus médiuns.
Lembrando que as entidades que se apresentam na Umbanda, elas atuam em todas as crenças e diversos locais, apenas conhecemos elas, pois conversamos com elas através da incorporação na nossa religião Afro-Brasileira. 
Se outras religiões incorporassem como na Umbanda, também se apresentariam os mesmos tipos de entidades, das suas escolas espirituais.

 

Alguns Destaques: